Aos amados irmãos, santos de Deus reunidos em todas as partes. Início aqui uma seqüência de mensagens, fundo de reflexões junto ao Espírito do Senhor, afim de que a graça e a iluminação de sua palavra venham contribuir com a edificação do Reino de Deus.
Bom celebro neste ano de 2010 o meu décimo segundo aniversário cristão e como de costume leio o Salmo 51 é um memorial pra mim, gosto sempre de me lembrar do acordo que fiz com Deus assim que eu tomei a decisão de servi-lo.
1 Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias.
2 Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado.
3 Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.
4 Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares.
5 Eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.
6 Eis que amas a verdade no íntimo, e no oculto me fazes conhecer a sabedoria.
7 Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais branco do que a neve. 8 Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que gozem os ossos que tu quebraste.
9 Esconde a tua face dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniqüidades.
10 Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto.
11 Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo.
12 Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário.
13 Então ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores a ti se converterão.
14 Livra-me dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação, e a minha língua louvará altamente a tua justiça.
15 Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca entoará o teu louvor.
16 Pois não desejas sacrifícios, senão eu os daria; tu não te deleitas em holocaustos.
17 Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.
18 Faze o bem a Sião, segundo a tua boa vontade; edifica os muros de Jerusalém.
19 Então te agradarás dos sacrifícios de justiça, dos holocaustos e das ofertas queimadas; então se oferecerão novilhos sobre o teu altar.
Existem três pontos fundamentais abordados pelo salmista que são um desafio para minha vida. O primeiro ponto encontra-se nos versículos 1 ao 10 ele declara tudo o que reconhece como sujeira em seu coração e clama para que Deus extraia de sua vida todo pecado e toda iniqüidade.
É importante esclarecer aqui algo, existe uma grande diferença entre iniqüidade e pecado. Iniqüidade é uma distorção que tem como finalidade levar a pessoa há uma vida em conformismo com o pecado. Gosto sempre de ter como exemplo o pecado do adultério como exemplo: A distorção do caráter, a constância da lascívia e a promiscuidade geram o pecado final “sexo ilícito”. Porém foi a vida na iniqüidade sexual que conduziu esse homem a esse ato.
O segundo ponto encontra-se nos versículos 10 ao 12, Ele faz um clamor não mais pelo que precisar ser extraído de sua vida, mas sim pelo que precisa ser implantado, gerado pelo Espírito de Deus (Coração puro, espírito reto, intimidade, presença do espírito, alegria da salvação ou gratidão pela sua salvação e um espírito inabalável ou voluntário) um clamor por edificação espiritual. O terceiro e ultimo ponto são os versículos 13 e 15 onde ele direciona o que fará após essa oração, ele tem um foco e um propósito com Deus (Ensino, arrependimento e Adoração) pilares fundamentais para a edificação do Reino de Deus.
Por isso ao longo desses anos sempre leio esse salmo e reafirmo meu pacto com Deus. E três perguntas sempre me saltam ao coração. O que preciso deixar? O que preciso buscar? E o que devo fazer? Parece simples não é? Para muitos não!
Acabamos de celebrar a entrada de um novo ano, ou seja: Um ciclo de doze meses termina e um novo ciclo começa. Gostaria de ensinar algo sobre tempo aqui, veja bem: Kairos (καιρός) é uma antiga palavra grega que significa "o momento certo" ou "oportuno". Os gregos antigos tinham duas palavras para o tempo: chronos e kairos. Enquanto o primeiro refere-se ao tempo cronológico, ou sequencial, esse último é um momento indeterminado no tempo em que algo especial acontece. É usada também em teologia para descrever a forma qualitativa do tempo, o "tempo de Deus", enquanto chronos é de natureza quantitativa, o "tempo dos homens". Em teologia em síntese pode-se dizer que chronos, e o tempo humano (medido), é descrito em anos, dias, horas e suas divisões. Enquanto o termo kairos, que descreve "o tempo de Deus", que não pode ser medido, pois "para o Senhor um dia é como mil anos e mil anos como um dia." (2 PE 3:8).
Sendo assim poderíamos dizer que para todas as pessoas da terra um tempo chronos termina e um novo começa. Porém para um novo tempo Kairos ou um novo tempo em Deus, não podemos determinar isso, pois esse tempo não é físico, continuo ou linear, ele é espiritual e está completamente vinculado a vida que temos em Deus. Diante disso retorno as três perguntas anteriores O que preciso deixar? O que preciso buscar? E o que devo fazer? Para celebrar um ano novo Kairos. Existe uma reflexão muito bacana que trago em meu coração “As bagagens invisíveis são as mais difíceis de serem esvaziadas, pois ficam guardadas em porões ocultos de nossos corações”. Creio que está nesta reflexão uma chave espiritual para um feliz ano novo Kairos, talvez em seu coração a resposta para a primeira pergunta seja: Preciso perdoar, preciso me livrar das magoas e ressentimentos, preciso deixar a vingança e tantas outras coisas que estão guardadas nos porões de nossas almas e corações. Essas malas são muito pesadas e estão me prendendo, me impedindo de realmente viver um Kairos novo.
Existem pessoas que estão cronologicamente em 2010, mas espiritualmente em 2000 ou 1999... Sei lá até menos, por um simples motivo: falta de perdão e acumulo de ressentimentos. Talvez nesse momento façamos a segunda pergunta
O que preciso buscar? Sei que em suas metas, estão conquistas das mais diversas sejam espirituais, materiais e etc. Porém o tempo Kairos não é linear. Ele é cíclico, ou seja, um aprendizado nos leva a outro e assim por diante. Sendo assim primeiro sou curado, me esvazio de mim mesmo zero meu coração e alma em seguida entro em um novo ciclo um novo kairos, aonde Deus entra e nos preenche com abundancia “Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós.” Ef. 3:20. Queria te sugerir algo nesse ponto , pois sei que muitos de vocês estão lendo esse texto e dizendo, Sei de tudo isso, porém não consigo, já perdoei e nada mudou e etc... Deixe te dizer algo: Todo movimento em Deus precisa gerar fruto, o fruto do ciclo, e o fruto do perdão é o abrir de coração e também a restituição. Lembre-se de Lucas 19 de 2 a 8 “Entrementes, Zaqueu se levantou e disse ao Senhor: Senhor resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais” este foi o fruto deste homem, a partir desse momento ele pode comemorar um kairos novo, um feliz ano novo. Experimente isso use de chronos e corra porque seu Kairos espera por ti. Talvez nesse momento o Senhor, o próprio Deus, Senhor de todos os tempos seja Ele Chronos ou Kairos, possa te responder a terceira pergunta. O que devo fazer? Para que vivo? Qual o propósito de Deus para minha vida? Talvez Ele responda: Eu te chamei para levar transgressores e pecadores até a mim. Eu te chamei para ser uma musica em meus ouvidos. Esse foi o caminho do salmista e também o meu caminho. Sendo assim concluo com o testemunho e ensino de Paulo na carta aos Filipenses no capitulo 3 de 7 a 21:
7 Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo.
8 E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo,
9 E seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé;
10 Para conhecê-lo, e à virtude da sua ressurreição, e à comunicação de suas aflições, sendo feito conforme a sua morte;
11 Para ver se de alguma maneira posso chegar à ressurreição dentre os mortos.
12 Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus.
13 Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim,
14 Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.
15 Por isso todos quantos já somos perfeitos sintamos isto mesmo; e, se sentis alguma coisa de outra maneira, também Deus vo-lo revelará.
16 Mas, naquilo a que já chegamos, andemos segundo a mesma regra, e sintamos o mesmo.
17 Sedes também meus imitadores, irmãos, e tende cuidado, segundo o exemplo que tendes em nós, pelos que assim andam.
18 Porque muitos há, dos quais muitas vezes vos disse, e agora também digo, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo,
19 Cujo fim é a perdição; cujo Deus é o ventre, e cuja glória é para confusão deles, que só pensam nas coisas terrenas.
20 Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo,
21 Que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas.
Deus te abençoe e FELIZ ANO NOVO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
0 comentários:
Postar um comentário